Adm Comercial

Departamento Comercial


Através do estudo do departamento comercial podemos obter uma melhor compreensão do processo que compreende de um lado a atividade comercial, através da qual as empresas procuram vender seus produtos, até chegarmos do outro lado que nos leva ao mercado consumidor ou cliente, o principal foco deste departamento.


As suas funções são muito importantes porque é através das vendas que promovem e realizam as empresas obtêm os recursos financeiros necessários à sua sobrevivência econômica. Uma empresa só é rentável quando consegue obter receitas superiores às suas despesas e o objectivo principal destes gestores é assegurar que, através das suas vendas, a empresa tenha o maior volume possível de receitas.
As atividades do departamento comercial são: Controle de atividades dos vendedores; Definição dos territórios dos vendedores; Marcação de reunião; Levantamento de necessidades dos clientes; Elaboração de proposta; Negociação; Cobertura de qualidade do território; Análise de mercado; Assegura o negócio com os clientes e fornecedores e Controlo da conta corrente.
As responsabilidades do departamento comercial são: Controlar as atividades dos vendedores, definindo os territórios onde vão atuar; Validar as propostas junto do departamento técnico, administrativo e financeiro; Validar os negócios efetuados pelos vendedores; Fazer novos relatórios, contatos a clientes; Acompanhar a satisfação dos clientes; Marcar reuniões com os clientes; Levantar necessidades junto dos clientes; Elaborar uma proposta consoante as necessidades do cliente; Propor condições para fornecimento de soluções; Atualizar a base de dados de clientes; Auto atualizar-se das novas tecnologias e novas formas de vender; Elaboração do relatório diário da cobertura do território; Colaborar estoques, Conferir a fatura com a respectiva mercadoria de ordem de compra e as condições de fornecimento estabelecidas; Negociar com fornecedores e clientes estabelecendo contratos de fornecimento segundo as políticas definidas pela gerência; Acompanhar os saldos dos clientes com a colaboração do Diretor Financeiro; Planear, dirigir e coordenar a atividade comercial segundo as orientações da gerência; Acompanhar e controlar as vendas do exterior, vendas internas, serviços técnicos, administrativos e de distribuição; Definir campanhas promocionais; Garantir a realização dos objetivos de vendas fixados e controlar os respectivos desvios, implementando medidas de correção se necessário; Atualizar e fixar os preços de venda e margens de lucro; Colaborar nos inventários; Estudar e analisar os diversos segmentos de mercado e canais de distribuição, definindo políticas a adotar; Criar e acompanhar a execução de um plano de marketing anual. 


Marketing

Marketing nada mais é do que os procedimentos que se deve lançar mão para manter seu cliente informado de QUEM você é, ONDE está, O QUE você faz e COMO o faz. A tarefa do marketing é descobrir necessidades não atendidas e fornecer soluções satisfatórias.
Para pratica e compreensão deste conteúdo realizaremos atividades lúdicas. Criação de produtos, preço, mercado, propaganda, cliente...


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